quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

EDUCAÇÃO INDÍGENA É INSPIRAÇÃO PARA TEMA DE MONOGRAFIA DE BOLSISTA DO PIBID DE QUÍMICA

Motivado pelo sentimento inclusivo e pela inovação em temas de monografia, o estudante Belchior Junior (bolsista PIBID), ousou e adentrou por caminhos poucos percorridos por alunos de Licenciatura em Química. Após uma visita técnica da disciplina de Projetos Sociais, realizada na comunidade indígena Jenipapo-Kanindé em Aquiraz, ele percebeu a carência de pesquisas nessa área e optou pelo seguinte tema: O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA ESCOLA JENIPAPO-KANINDÉ.

Mesmo encontrando resistência por parte de muitos professores para orientação do trabalho não desistiu. Após muita procura encontrou na professora Natália Parente (coordenadora PIBID) e no professor Elder Vidal o combustível extra para realização dessa pesquisa.

Foram meses de leituras e visitas para que o trabalho ganhasse forma e fosse para banca examinadora, que embarcou na leitura e no mundo fascinante dessa comunidade indígena.
No dia 25 de maio de 2016 a monografia foi defendida, literalmente, e obteve conceito aprovado.

Belchior Junior relata emocionado:
Não foi fácil, mas consegui, as vezes estamos fadados aos repetitivos trabalhos que abordam a química como uma disciplina difícil e buscam artifícios para que essa imagem seja desfeita. Sem desmerecer o trabalho de ninguém, mas precisamos perceber a Química como uma disciplina interdisciplinar e multicultural. Por isso a escolha desse tema.

E reforça dizendo:

Precisamos conhecer a essência dos índios e percebê-los como donos de sabedoria inigualável para assim defendê-los. Ao povo Jenipapo-Kanindé que foram luz e inspiração para esse trabalho, muito obrigado.






Parabéns Belchior Junior, estamos orgulhosos muito sucesso em suas novas caminhadas.
Abraço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.