terça-feira, 21 de junho de 2011

II Semana da Química no IFCE Quixadá


A II Semana da Química foi realizada entre os dias 16 e 18 de junho de 2010. Na palestra inaugural, o pesquisador Dr. Júlio César Góes Ferreira, Universidade Federal do Ceará, proferiu palestra sobre “A Importância da Segunda Lei da Termodinâmica para a vida.” Em seguida, o prof. Dr. Belmino Romero ministrou palestra sobre a “Corrosão e o Mundo da Química”.

Na quinta-feira, às 8h, os bolsistas apresentaram os resultados de suas pesquisas nos projetos “Blendas Poliméricas” e “Óleos Essenciais”. Os bolsistas do projeto Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – também apresentaram o resultado de suas ações nas escolas locais. À tarde, a Msc. Rosa Ferreira de Abreu ministrou palestra sobre “Cosméticos – uma oportunidade para o Nordeste”. Em seguida, Raimundo Nonato Estevão da Mota, Petrobrás, falou sobre a “Unidade de Biodiesel de Quixadá”.

Na sexta, às 8h, a programação teve inicio com a palestra “Conselho Regional de Química” ministrada por Teresa Emília Barreto Couto Carneiro. Em seguida a palestra “Reciclagem” foi realizada por Renata Fontes Cavalcante, aluna do curso de Engenharia Ambiental no IFCE Maracanaú. Na continuação, Gerson Nobre Dalto, Petrobrás, ministrou palestra sobre o tema “Comissão Interna de Prevenção de Acidentes”.
A programação também contou com os seguintes minicursos: “Cosméticos” com o prof. Máximo Capistrano e “Reciclagem” com a profª Geórgia do Conselho de Integração Social – IntegraSol.

A programação cultural contou com a apresentação da Banda de Música Municipal de Quixadá e do Coral da Escola Adventista de Quixadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.